REVISTA

Filie-se

CNP aprova proposta orçamentária para 2020

O Conselho Nacional de Previdência (CNP) aprovou, na última terça-feira (13/08), a Proposta Orçamentária da Previdência para 2020. A previsão de gastos com o Fundo do Regime Geral de Previdência Social é de R$ 682,9 bilhões, incluindo benefícios rurais e urbanos, a compensação Previdenciária e as sentenças judiciais.
 
A proposta de orçamento da Previdência para o próximo ano projeta uma despesa 7,1% maior que a prevista para 2019. Se forem considerados somente os gastos com pagamento de revisões na Justiça, o aumento chega a 39,3%.
 
A proposta orçamentária da Previdência aprovada no CNP será incluída no Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2020 (PLOA/2020), que autoriza as despesas da União de acordo com a previsão de arrecadação.

Criado em julho de 1991, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) é um órgão de deliberação colegiada, composto de representantes do governo federal e da sociedade civil, e tem como objetivos principais deliberar sobre a política de previdenciária, apreciar e aprovar planos e programas, definir objetivos, metas, prazos e mecanismos de controle para avaliação da execução desses programas e acompanhar a aplicação da legislação pertinente à Previdência Social. Entre os três representantes dos aposentados, pensionistas e idosos está o diretor do Departamento de Previdência e Conselhos do Sintapi-CUT, Gerson Maia de Carvalho.

Postado em: 16/08/2019